Quedas na Gestação

prevencao-de-quedasAh as grávidas e seus tropeços, perdas de equilíbrio e quedas. A gravidez deixa a gente “desastrada” na verdade os pontos de equilíbrio do corpo se modificam com a barriga crescendo, membros inchados e a relaxina, um hormônio que deixa as juntas mais “relaxadas” na gravidez, ele é responsável também por a sensação que a grávida tem de deixar tudo cair, a gente fica com dificuldades de fechar a mão mais rapidamente como antes.

Mas vamos falar das quedas. Elas são muito temidas na gestação pela crença que temos de que caiu, pode abortar, mas como isso funciona mesmo?

Primeiro vou contar algo que aconteceu comigo no Natal, sim no dia 25 de dezembro, Biel vomitou, fui leva-lo para o banheiro, ele na hora, vomitou muito em mim, eu escorreguei no vômito, caí sentada e com ele no colo! (e a Melissa na barriga)! Na hora minha mãe que estava perto deu um grito enorme e se desesperou! Afinal eu não podia cair sentada…

Foi passando pela queda que entendi como funciona… Fiquei assustada, senti um enjoo forte na hora e minha coluna doía muito. Tenho o cóccix quebrada já faz um tempo, (o último ossinho da coluna) e nessa região doía demais! Fui para o Pronto Socorro querendo mesmo saber se havia risco para a Melissa, a médica me tranquilizou já na consulta, disse que os bebês principalmente no primeiro e segundo trimestre são protegidos por um sistema de amortecimento fantástico! Líquido amniótico, útero ainda espesso, intestino…Isso tudo faz o bebê estar super protegido e a não ser que seja uma queda muito brusca como de escada, ou um acidente de carro, ou uma queda de altura é pouco provável que o bebê sofra algo… A não ser que a mãe já apresente algum problema anterior, como placenta prévia ou algum hematoma uterino. Ufa! Ela ouviu o coração da Mel que estava ótimo e me encaminhou para o ultrassom onde também tudo estava perfeito! Agora minha coluna…

Bom, se os babies estão protegidos as mães nem tanto! Eu estou com uma lesão na coluna bem dolorida, a medicação para esse caso é bem restrita e minha opção foi nem me medicar, estou tentando começar acupuntura para ver se tenho uma resposta melhor. Aconteceu comigo (graças a Deus) o que acontece na maioria das quedas de grávidas, só eu me machuquei.

Mas então não preciso me preocupar em cair grávida? Precisa sim! E muito! Tenha cuidado redobrado, evite usar saltos e lugares molhados, e se por acaso sofrer alguma queda, notifique seu médico imediatamente, ou vá ao pronto socorro para se certificar que está tudo bem! Só não precisa é desesperar! Em caso de queda seguida por sangramento vaginal, vá direto ao pronto socorro! Cuidado redobrado sempre, com você e com o bebê!

Por aqui, tivemos um final de ano com emoção! Mas vou contando aos poucos, esse foi o primeiro “percalço”…

Se gostou, curte, comente e compartilhe!!!

Anúncios

Um comentário sobre “Quedas na Gestação

Conte aqui o que você achou do texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s