Gravidez Química – Quando o positivo some

teste-de-farmacia-positivo

Foto: Almanaque dos Pais

Eu estava tentando engravidar. Imaginava que engravidaria super rápido, afinal da primeira vez nem tinha sido planejado então seria rapidinho… É claro que você fica na expectativa, fica contando dias férteis, sentindo sintomas antes da data da menstruação chegar e quer fazer exame logo.

Quatro dias antes da data prevista para a menstruação, me senti enjoada, pensei, será? Ansiosa como sou corri na farmácia e comprei um teste. Fiz, o resultado deu uma linha de positivo muito clarinha, mas estava lá! Pensei e agora? Fui fazer o exame de sangue e o resultado foi Beta HCG de 22mUI/mL, no laboratório essa valor de referência era positivo, liguei para minha médica que me disse que era sim positivo mas que eu devia repetir em 3 dias para ver a evolução. Como o valor estava muito baixo podia não ser uma gravidez que evoluiria. Primeiramente fiquei eufórica, feliz, e contei pra todo mundo… Só que infelizmente a história foi outra.

Como estava um pouco receosa, um dia antes do exame de sangue ainda repeti o teste de farmácia que deu novamente um positivo clarinho… Mas, no outro dia quando repeti o Beta, ele havia caído para 5mUI/mL ou seja, eu não estava grávida…Um dia depois da data prevista para minha menstruação chegar, ela veio, um pouco mais intensa, com mais cólicas e sangue mais vermelho, mas estava me informando que não, eu não estava grávida.

Mas, o que aconteceu? Tive um aborto? O que foi?

Na verdade aconteceu algo comum com uma mulher em idade fértil, algo que pode acontecer até 3 a 4 vezes em um ano quando se tenta engravidar, uma Gravidez Química.

Mas o que é isso?

Gravidez Química é quando ouve o encontro do espermatozoide com o óvulo, o zigoto formado seguiu para ser implantado no útero, mas essa implantação não acontece como deveria. Como a qualquer sinal de implantação nosso corpo libera HCG, o hormônio da gravidez, ele foi liberado em pequenas quantidades, mas a gravidez não evoluiu. Por que? Não dá para explicar, pode ser seleção natural, pode ser uma questão hormonal, pode ser que algo não estava certo com o embrião. É muito difícil de saber! Mas a mulher que passa por isso, sofre, pois a partir do momento que vemos um positivo, nosso coração se enche de amor.

O importante é saber que isso não é algo grave com você! Não tem nada de errado, não precisa fazer curetagem e normalmente os médicos já liberam a mulher para voltar a tentar uma gravidez. É um processo comum que acontece e muitas vezes não é nem notado. O recomendado sempre é que se espere o atraso menstrual para fazer o teste de gravidez, que se segure a ansiedade e dessa forma você não passe por isso. Na verdade é isso que acontece na maioria das vezes, a mulher não sente nenhum sintoma, acontece ás vezes um pequeno atraso menstrual de um, dois dias, e a menstruação vem em maior quantidade, com um sangramento mais vivo, e acompanhado de algumas cólicas, mas nada que assuste ou que leve a mulher a crer que algo esteja errado.

Para você que passou por essa situação e eu sei que sofreu, tente ter fé, segurar a ansiedade e acreditar que na hora certa vai acontecer! Eu já estou com meu positivo, positivo mesmo aqui! E desse vez eu esperei para testar!

OBS: se seu teste de farmácia deu uma linha clarinha não significa que isso é uma gravidez química, espere mais uns dias, teste novamente ou faça o exame de sangue. Consulte seu médico!

Anúncios

4 comentários sobre “Gravidez Química – Quando o positivo some

  1. mundosemglutenblog disse:

    Muito me conforta saber que teve um positivo após gravidez química, acabou de acontecer comigo. Agora vou reforçar o ácido, vit. C e ômega, dando uma ajuda para o organismo. Obrigada por compartilhar, deixou meu dia mais feliz depois da tristeza que teve esta semana.

    Curtir

Conte aqui o que você achou do texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s