Estive pensando sobre o medo materno. Sabe aquele medo irracional que surge quando você vira mãe? Ah não te contaram? Esse medo é mais um “bônus” que vem com o pacote. Mas aí você pensa, mãe não tem medo! É forte, guerreira, leoa. É sim, mas mãe também é paradoxal!
Mãe é o ser mais controverso, que existe. Se você perguntar para ela se ela tomaria um tiro, enfrentaria um leão, pularia de um abismo para salvar o filho, ela responde sem pensar “SIM”! Mas mãe sente medo… Um medo que até tira o sono!
O medo maior é pela vida do filho… Toda mãe confere uma, duas (várias) vezes se o bebê está respirando quando dorme. Os primeiros meses são críticos, cada vez que dorme, está ela lá de pé, conferindo a tal da respiração. Depois de um tempo você já sabe que não precisa mais conferir, mas vira e mexe rola um medinho, e você corre lá de novo e confere.
Toda mãe tem medo pela sua vida. “Ah imagina morrer agora e não estar aqui para quando ele precisar de mim”. Esse medo pra mim foi importante, passei a me cuidar mais, a cuidar da minha saúde!
Temos medo pela vida do pai do nosso filho, pelo futuro do pais, pela poluição, pela violência. Tive um medo enorme da epidemia de Ebola! Rezei de verdade, pra que não chegasse aqui.
Cada mãe desenvolve também um medo específico dela. Uma paranoia novinha que ela vai criar e com a qual vai brigar por um tempo, até aceitar que pode sim, ser feliz e é sim merecedora do filho que teve. Explicando… Eu estava tão nas nuvens quando olhava pro Biel que achava que tinha alguma coisa errada, que ia acontecer algo, que eu não merecia ser mãe e ser feliz daquele jeito. Veio a minha querida amiga “nóia” e me acompanhou por um tempinho… Tinha pânico de síndrome da morte súbita, desespero com qualquer doença infantil… Não podia ver uma criança doente, ou escutar algum caso que chorava, e achava que iria acontecer com o Biel. Você diz “ela é louca”! Eu te digo: “Eu sou mãe!” E tenho certeza que muitas como eu tiveram seu momento de medo paranóico, umas com mais outras com menos intensidade que o meu, mas tiveram.
O legal do medo é que se você enfrenta, ele some. Cai de cara, arregaça as mangas, aceita que você vai errar, vai acertar, vai errar, vai acertar, errar de novo, se cuide, tenha fé e se resolva! (Se resolva é uma grande dica pois a ficha demora um pouco a cair)
Ah aceite também que medo é normal, faz parte, e aprenda a reverter ele a seu favor. Só não se esqueça de uma coisa, VIVA e SE PERMITA, se permita sentir medo, chorar, errar, mãe é um paradoxo lembra? Você é perfeita e imperfeita ao mesmo tempo!
Gostou? Curta, comente, compartilhe!
Esse medo tira a nossa paz por um bom tempo, não sabemos raciocinar.
Eu acordava meu filho pra mamar rs… pq dava 3 horas sem comer e o médico falou de 3 em 3 horas rs…
Hoje sei que se o bb não acordar tudo bem, mas eu não raciocinava, de tanta ansiedade.
bjokas =)
CurtirCurtir
Oi Bell, bem assim! Na hora a gente não raciocina, so sente um medo absurdo né? depois vai melhorando! Obrigada por dividir sua história conosco!
Abraços
CurtirCurtir
Eu me paralisava constantemente pelo medo, já senti e vivi pavores tão infundados que o choro era meu melhor amigo. Mas a gente é muito insegura no começo, mãe de primeira viagem, questiona se está no caminho certo ou não, que qualquer coisinha tira o foco é nos desestrutura. Hoje em dia sou mais confiante, não deixo o medo me dominar e vencer. Faço dele aliado para guiar os passos da Melissa sem neuras.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bia querida sempre bom você por aqui!A gente tem muito medo mesmo no incio, mas as coisas vão se ajeitando!!! Vamos ficando confiantes! Obrigada por dividir sua historia conosco!
Abraços
CurtirCurtir
Eu a d o r e i esse texto, eu to gravida de 6 meses, nem entrei por completo nesse mundo novo e já sinto medo de diversas coisas em particular, e no geral, seja financeiro, seja futuro, se meu filho vai nascer saudavel, se eu vou conseguir, se vai dar tudo certo.. até antes mesmo existe o medo, ne?! rsrs Mas procuro confiar mais em mim e no meu noivo, colocar o pé no chão, correr atrás e pensar sempre positivo! Parabéns pelas palavras.:*
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ah que bom que gostou! Fico muito feliz! O medo começa mesmo antes, mas vamos ganhado segurança e superando! Boa sorte pra você!
Obrigada por dividir sua historia conosco!
CurtirCurtir
Este é o blog ativo, rsrs :*
CurtirCurtido por 1 pessoa
vireimamis.esy.es 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa