A Maternidade e o Medo

medo.20minutospratudojpg

Foto Vila Mulher

Estive pensando sobre o medo materno. Sabe aquele medo irracional que surge quando você vira mãe? Ah não te contaram? Esse medo é mais um “bônus” que vem com o pacote. Mas aí você pensa, mãe não tem medo! É forte, guerreira, leoa. É sim, mas mãe também é paradoxal!

Mãe é o ser mais controverso, que existe. Se você perguntar para ela se ela tomaria um tiro, enfrentaria um leão, pularia de um abismo para salvar o filho, ela responde sem pensar “SIM”! Mas mãe sente medo… Um medo que até tira o sono!

O medo maior é pela vida do filho… Toda mãe confere uma, duas (várias) vezes se o bebê está respirando quando dorme. Os primeiros meses são críticos, cada vez que dorme, está ela lá de pé, conferindo a tal da respiração. Depois de um tempo você já sabe que não precisa mais conferir, mas vira e mexe rola um medinho, e você corre lá de novo e confere.

Toda mãe tem medo pela sua vida. “Ah imagina morrer agora e não estar aqui para quando ele precisar de mim”. Esse medo pra mim foi importante, passei a me cuidar mais, a cuidar da minha saúde!

Temos medo pela vida do pai do nosso filho, pelo futuro do pais, pela poluição, pela violência. Tive um medo enorme da epidemia de Ebola! Rezei de verdade, pra que não chegasse aqui.

Cada mãe desenvolve também um medo específico dela. Uma paranoia novinha que ela vai criar e com a qual vai brigar por um tempo, até aceitar que pode sim, ser feliz e é sim merecedora do filho que teve. Explicando… Eu estava tão nas nuvens quando olhava pro Biel que achava que tinha alguma coisa errada, que ia acontecer algo, que eu não merecia ser mãe e ser feliz daquele jeito. Veio a minha querida amiga “nóia” e me acompanhou por um tempinho… Tinha pânico de síndrome da morte súbita, desespero com qualquer doença infantil… Não podia ver uma criança doente, ou escutar algum caso que chorava, e achava que iria acontecer com  o Biel. Você diz “ela é louca”! Eu te digo: “Eu sou mãe!” E tenho certeza que muitas como eu tiveram seu momento de medo paranóico, umas com mais outras com menos intensidade que o meu, mas tiveram.

O legal  do medo é que se você enfrenta, ele some. Cai de cara, arregaça as mangas, aceita que você vai errar, vai acertar, vai errar, vai acertar, errar de novo, se cuide, tenha fé e se resolva! (Se resolva é uma grande dica pois a ficha demora um pouco a cair)

Ah aceite também que medo é normal, faz parte, e aprenda a reverter ele a seu favor. Só não se esqueça de uma coisa, VIVA e SE PERMITA, se permita sentir medo, chorar, errar, mãe é um paradoxo lembra? Você é perfeita e imperfeita ao mesmo tempo!

Gostou? Curta, comente, compartilhe!

Anúncios

8 comentários sobre “A Maternidade e o Medo

  1. Bell Fernandes disse:

    Esse medo tira a nossa paz por um bom tempo, não sabemos raciocinar.
    Eu acordava meu filho pra mamar rs… pq dava 3 horas sem comer e o médico falou de 3 em 3 horas rs…
    Hoje sei que se o bb não acordar tudo bem, mas eu não raciocinava, de tanta ansiedade.

    bjokas =)

    Curtir

  2. bborgesscarvalho disse:

    Eu me paralisava constantemente pelo medo, já senti e vivi pavores tão infundados que o choro era meu melhor amigo. Mas a gente é muito insegura no começo, mãe de primeira viagem, questiona se está no caminho certo ou não, que qualquer coisinha tira o foco é nos desestrutura. Hoje em dia sou mais confiante, não deixo o medo me dominar e vencer. Faço dele aliado para guiar os passos da Melissa sem neuras.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Thays Magalhães disse:

    Eu a d o r e i esse texto, eu to gravida de 6 meses, nem entrei por completo nesse mundo novo e já sinto medo de diversas coisas em particular, e no geral, seja financeiro, seja futuro, se meu filho vai nascer saudavel, se eu vou conseguir, se vai dar tudo certo.. até antes mesmo existe o medo, ne?! rsrs Mas procuro confiar mais em mim e no meu noivo, colocar o pé no chão, correr atrás e pensar sempre positivo! Parabéns pelas palavras.:*

    Curtido por 1 pessoa

Conte aqui o que você achou do texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s