Dentista? Quando mesmo? Nossa primeira visita ao dentista

criança-e-dentista20minutospratudo

Foto: Blog Saúde Infantil

Recentemente levei o Biel à odontopediatra. Adorei a experiência e recomendo! Acho inclusive que levei um pouquinho tarde, já que ele tinha 2 anos e 2 meses mas foi extremamente importante!

Antes de começar a falar de como foi útil a visita vou dividir meu momento #mãereal com vocês: Eu achei que ela conseguiria “dobrar” o Biel para que não tivesse choro e ele deixasse ela examinar a boquinha dele tranquilamente, ele sentou na cadeira, brincou, conversou mas na hora de abrir a boca, travou com tudo os dentinhos e chorou! Ela teve que fazer tudo bem rápido, mas no final conseguiu examinar! Mas ufa! Deu um trabalhinho!

Fui orientada em uma série de coisas que tinha dúvida: escovação, fio dental, tipo de escova, pasta de dente, fluor, mastigação, evolução da arcada, troca dos dentes, enfim, a dentista me deu uma aula!!!

Vou tentar colocar aqui um pouco do que ela me ensinou!

Cárie

A cárie acontece quando as bactérias presentes em nossa boca se alimentam de restos de comida  (principalmente açúcares) e nesse processo liberam ácidos no dente. Esses ácidos vão desmineralizando nossos dentes até formarem a cárie!

O que é importante: Para evitar a cárie precisamos escovar os dentes para remover o substrato para as bactérias e temos que manter um intervalo entre as refeições pois a saliva ache como proteção e volta os minerais perdidos durante a alimentação para o dente. Se a criança não escova o dente e “belisca” o tempo inteiro, a chance de ter cárie é maior.

Quanto mais açúcar (sacarose) tem um alimento, mais aumenta o risco da cárie. Uma dieta equilibrada, sem guloseimas em excesso além de manter a saúde como um todo, mantém a saúde bucal também. Pirulito é uma das piores coisas que você pode oferecer ao seu filho em relação as cáries.

Escovação

A limpeza dos dentes é feita basicamente pela escovação.  A escovação começa quando os primeiros dentes nascem! Tem dente já pode escovar! Antes do nascimento dos dentinhos o que ela me recomendou foi que pelo menos uma vez ao dia, se limpe a boquinha do bebê com uma gaze ou painho limpo. para que a criança já se acostume a limpar a boca. O Uso de creme dental deve ser com cuidado e atenção, A quantidade de creme para escovar o dente da criança não deve ultrapassar o tamanho de um grão de arroz cru na escova de dente. Até 5 anos de idade a criança tem chances de engolir a pasta de dente então o uso das pastas com flúor deve ser supervisionado. Aqui a orientação para o Biel foi escovar com pasta com flúor 2 vezes ao dia e nas demais vezes com pasta sem flúor ou mesmo sem nenhuma pasta. Mas a recomendação deve ser orientada pelo dentista.

Fio dental

O uso de fio dental é super importante na prevenção de doenças da gengiva. No caso de crianças essas doenças não são comuns mas fui orientada a utilizar o fio dental pelo menos uma vez ao dia para que já se crie o hábito de uso.

Escova de dentes

A escova deve ser sempre compatível com o tamanho da boca da criança. Para crianças menores escovas com cabeças pequenas. O ideal é usar as recomendadas para a faixa de idade da criança. A escova deve ser trocada de dois em dois meses.

Leite antes de dormir

Muitas crianças tem o hábito de tomar leite antes de dormir, já na cama. Quando a criança está dormindo a produção de saliva diminui e consequentemente a proteção que a saliva confere aos dentes também, tornando esse hábito ruim para a saúde oral da criança. Aqui deve-se evitar que a criança tome leite na cama, ou se não for possível, escove de toda forma os dentinhos antes dela dormir!

Orientações gerais

Fui orientada quanto a formação dos dentes permanentes, crescimento da mandíbula, uso de aparelhos e tudo o que tinha dúvida! Foi muito interessante. As crianças da idade do Biel (2 anos) são muito ativas e a dentista orientou sobre cuidados com queda. Caso houver algum trauma na boca é sempre válido que se leve a criança para ser avaliada por um profissional o mais rápido possível para que não haja nenhum comprometimento da dentição permanente.

A frequência das visitas ao dentista deve ser de pelo menos duas vezes ao ano (de seis em seis meses). Isso é importante pois além do trabalho preventivo para as cáries (limpeza, correção de escovação, etc), a dentista irá fazer um acompanhamento do desenvolvimento geral da arcada dentária da criança e dessa forma analisar se alguma medida de correção pode ser tomada preventivamente e evitar por exemplo, o uso de aparelhos lá na adolescência!

Eu fiquei super satisfeita e feliz de levar o Biel para esse acompanhamento e recomendo a quem ler que faça também!

Ah só mais um #dicademãe: Faça da hora da escovação uma festa! Brinque, incentive, compre uma escovinha do personagem favorito dele (a)! Afinal escovar os dentes é um hábito que deve ser criado desde cedo na criança, mas infelizmente as crianças tendem a não gostar muito. Se você transforma isso em algo divertido, a chance do hábito se firmar é maior!

E você, já levou o filhote ao dentista? Conta para a gente como foi sua experiência!

Anúncios

3 comentários sobre “Dentista? Quando mesmo? Nossa primeira visita ao dentista

  1. Márcia Andrade disse:

    Levei a Malu com quase 1 aninho, quando nasceram os dois dentes inferiores centrais. A odontopediatra me ajudou muito e me ensinou a limpar as gengivas e boca e a escovar os dentinhos dela. Além de tirar as dúvidas sobre o creme dental e a escova corretos. Adorei a consulta.

    Curtir

  2. Raquel disse:

    Amiga… que aula vc me deu tbem. Pra não dizer que eu NUNCA levei a Luisa ao dentista, uma vez ela me acompanhou no meu dentista e ele deu uma olhadinha na boquinha dela. Tudo bem, graças a Deus! Aqui sempre incentivei a escovação. Sempre usei pasta sem flúor (Malvatrikids) recomendada pelo pediatra. Assim estou fazendo com a Laís. As duas adoram a hora de fazer a higiene bucal. Adorei as dicas.
    bjo
    Raquel
    http://www.eudonadecasa.com.br

    Curtir

Conte aqui o que você achou do texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s