Amamentação: O que deu certo para mim!

amamentacao.20minutospratudo

Foto: Bebê abril

Eu amamentei exclusivamente por livre demanda até os seis meses, e após isso até um ano e sete meses do Biel. O desmame foi tranquilo, eu escrevi sobre ele aqui se quiser conferir, mas confesso, passei sim vários “apertos”, “perrengues” e dificuldades de toda mãe de primeira viagem que conhece a amamentação apenas de forma teórica!

Sim! Não nascemos programadas para amamentar. Não temos um botãozinho para ligar “amamentação on” se tivéssemos seria bom demais! Para começar aqui, você amiga que precisa de ajuda nesse processo, já se aceite e entenda: você não tem  obrigatoriamente que saber como faz, você tem que se INFORMAR E APRENDER! Não é fácil, como muita coisa relacionada à maternidade, mas é extremamente prazeroso e recompensador! É um momento de completo amor e entrega e sim, é uma das coisas mais mágicas da maternidade.

Mas esse post é para dizer o que funcionou comigo e talvez possa te ajudar…Então vamos lá!

  • Invista na “pega correta”, peça ajuda na maternidade, chame as enfermeiras quantas vezes forem necessárias, procure um banco de leite, veja fotos, mas insista na “pega correta” do bebê. Um sinal para você, se doer o bico do seio, é porque ele não pegou corretamente. Quando a pega é feita de maneira correta, não machuca, e dificilmente, racha o bico do seio. o bebê suga com intensidade, se satisfaz, evita o ingurgitamento mamário e a amamentação flui como deve ser. Quando Biel nasceu, eu chamava as enfermeiras em toda mamada para que elas me orientassem! Isso ajudou demais!
  • Use uma pomada de lanolina nos dois primeiros meses. Minha médica receitou na maternidade. Era uma manipulada, eu passava após toda mamada durante uns dois meses, nunca tive nenhuma fissurinha no seio, acredito que a lanolina ajudou muito a fortalecer e proteger a pele!Tem de várias marcas disponíveis, sempre indico a pomada!
  • Tome muito líquido! Muito mesmo! Eu tomava pelo menos 400ml após cada mamada! Isso ajuda muito na produção de leite! Sem contar que dá uma sede tremenda amamentar! Se hidrate muito! É essencial!
  • Se achar que precisa aumentar a produção, faça compressas mornas no seio, ou deixe a água do banho cair… Isso também ajuda na produção do leite!
  • Amamente em livre demanda! O bebê mama, seu organismo produz! A matemática é simples! Não se preocupe com horários! Deixe ele mamar a vontade!
  • Confie! Você produz o melhor alimento para seu filho e em quantidade suficiente! Quando a gente fica com medo e com insegurança, nervosa, pode interferir na produção, ou mesmo prejudicar todo o processo!
  • Se oriente com seu médico ou o pediatra do bebê. Se chegarem a conclusão de que realmente precisa aumentar a quantidade de  leite, existem medicamentos que podem ajudar, mas só eles podem indicar.
  • Se conseguir dormir, durma! O Sono realmente ajuda na produção de leite.
  • Não desista! Muitos desafios virão pelo caminho, muitos “pitacos” serão dados, mas amamentar é o melhor para seu filho e para você!
  • Peça ajuda! Sempre, uma, duas, dez vezes, até você ter confiança!

Espero ter te ajudado!

Anúncios

Um comentário sobre “Amamentação: O que deu certo para mim!

Conte aqui o que você achou do texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s