Desfralde diurno, mais uma fase por aqui

desfralde3.20minutospratudoDesfralde, assunto polêmico. Minha mãe sempre diz que tirou minha fralda com um ano, aí respondo pra ela que me lembro de fazer xixi na cama até uns 7 anos mas tudo bem… (ah a infância dos anos 80) (ah a maternidade mais zen das nossas mães). Bom, mas agora se fala em desfralde a partir dos dois anos e eu sinceramente acho que não existe idade específica, cada criança tem seu tempo e cabe a nós respeitarmos eles.

Vou dizer porque penso assim.

Quando Biel tinha mais ou menos 1 ano e 8 meses, resolvi comprar uma mini privadinha… Toda colorida e que tocava música e depois virava redutor de assento e banquinho para a privada comum (custou bem baratinho graças a Deus!). Coloquei no banheiro para ele ir se acostumando e ele fez alguns xixis nela só por diversão. De repente tomou uma birra gigante daquilo. Não aceitava chegar nem perto! Eu não forçava, às vezes perguntava se ele queria fazer lá, ele dizia não e eu deixava pra lá.

Ele entrou na escolinha dia 04/02, e eu perguntei para a coordenadora sobre o desfralde, ela disse que nesse mês já tinha algumas crianças no processo e provavelmente tentaríamos em março com ele. Os dias se passaram. No dia 26/02, Biel acordou de sua soneca antes da escola e disse: “mamãe, té xixi”. Eu eu perguntei “aonde filho, no vaso grandão ou no pequeno” Ele respondeu no grande. Eu virei o banquinho (da privadinha) e ele fez xixi. Falei com ele : “filho, na escolinha, se quiser fazer pede a tia que ela te leva tá?” Ele fez que sim com a cabeça. Quando cheguei na escola, a coordenadora me perguntou se eu gostaria que ele entrasse na lista do desfralde em março, pois ele estava ainda em adaptação. eu disse pra ela que ele havia acabado de pedir para fazer xixi, e que eu incentivei e disse pra pedir na escolinha. Se tudo corresse bem, poderíamos sim incluí-lo. Naquela tarde quando fui buscá-lo, ele estava sem fralda. Pediu 4 vezes para ir ao banheiro, as tias tiraram a fralda dele. Voltou para casa sem fralda comigo e a partir daí, só usou fralda novamente para dormir. No outro dia, quando ele acordou, tirei a fralda. Tivemos até hoje 3 xixis na roupa.

Nessa hora percebi o tanto que é importante respeitarmos o momento de cada um. O dele foi esse, ele se sentiu preparado, eu não tive nenhum momento desesperador com 500 xixis pela casa, nem choros, nada. Ele tem vontade, pede xixi e totô e eu acompanhei (muito orgulhosa) seu desenvolvimento, mais uma etapa vencida.

Não sei se fui “sortuda” ou se só soube esperar. Ás vezes por nos empolgarmos demais, querermos competir, sei lá por necessidade também, pulamos etapas, não observamos, não enxergamos o momento dos nossos filhos. Passei com ele mais uma etapa sem trauma, da mesma forma que foi nosso desmame (quer ver o desmame do Biel, clique aqui).

Se posso passar algo da minha experiência é, escute, observe, respeite e siga sua intuição. A etapa a ser vencida é do seu filho (a) não sua, não existe competição, não existe idade certa. Existe o tempo de cada um.

OBS: passo alguns apertos ainda, se ele fala “mamãe té xixi” saio correndo onde eu estiver pra levá-lo ao banheiro, mas quando ele sinalizou encarei de verdade, fomos ao shopping, feira, passeamos, andamos de metrô, TUDO sem fralda. Se você perceber que chegou a hora, encare com tudo, não confunda a cabecinha da criança, colocando e tirando fralda o tempo inteiro. Aqui ainda usamos pra dormir, e ela tem acordado sequinha, mas ainda vou esperar mais alguns “sinais” para fazer o desfralde noturno. Pode deixar que aí conto para vocês!

Sobre ser melhor penico, privadinha, mictório, redutor de assento ou a privada comum, isso quem vai decidir vai ser o principal interessado seu (a) filho (a). Aqui estamos usando o troninho só como banquinho e não usamos redutor. Mas vai de cada criança novamente, algumas são mais receptivas ao troninho, outras ao penico, outras ao redutor. Como vai ser? Vocês vão descobrir a melhor forma!

E por aí como aconteceu? Quer contar pra gente? Comente aqui!

Abraços

Ari

Anúncios

2 comentários sobre “Desfralde diurno, mais uma fase por aqui

  1. Raquel disse:

    Parabéns, amiga! Vc respeitou o tempo do seu filho e isso é muito importante! Como vc disse, não tem idade específica para o desfralde. Não sei de onde tiraram essa ideia de que isso tem que ser feito com 1 ano e tals. Cada criança é única e temos que respeitá-las assim como as suas vontades e necessidades.
    bjo
    Raquel
    http://www.eudonadecasa.com.br

    Curtir

Conte aqui o que você achou do texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s