-Maternidade.
-Por que?
-Sou mãe.”
Bom por onde começo? Ah já sei pelas escolhas. As escolhas da vida. Ninguém te contou mas, é mais difícil escolher quando outra vida depende de você. É bem mais difícil, o medo de escolher errado é maior, e você tem muito mais a perder do que antes.
Isso é pra dizer que as mães têm escolhas extremamente difíceis pra fazer. Trabalhar fora e em casa, dedicar-se somente a família, qual a melhor escola, melhor alimentação, melhor médico, melhor parto, tudo fica mais difícil. Não dá pra escolher e puft, pronto, acabou! A gente vira e mexe percebe a pulga que ficou atrás da orelha.
Eu escolhi ficar e trabalhar em casa depois que meu filho nasceu, não foi fácil, não foi rápido, não foi indolor. Mas, escolhi e não me arrependo. Sabe, a maternidade une e divide as pessoas. Deveria só unir pois somos todas mães, mas divide, infelizmente.
Divide entre os grupos:
- Cesária X Parto Normal;
- Amamentação X Fórmula;
- Neuradas X Sem neura;
- Danoninho X Alimentação Natural
- Peppa Pig X Galinha pintadinha, e por aí vai!
E tem uma divisão que não entendo de maneira nenhum:
Mãe que trabalha fora X Mãe em Período integral.
Sabe porque não entendo? Tem período pra ser mãe? Mãe é mãe em período integral, não importa se ela está 24 horas ou 12 horas com o filho, ela é mãe em período integral e ponto.
Na verdade não entendo muito as divisões. Parece uma escalada de pontuações sabe? Como uma competição sem sentido. Tipo parto normal 10 pontos, cesária 0 pontos, Amamentou 10 pontos, e por aí vai, aí no somatório você vê o ranking das best moms. Sério não entendo.
Ontem escrevi um texto sobre a profissão mãe (quer ver o texto clique aqui). Não queria com ele dizer que sou melhor porque deixei minha carreira para cuidar da minha família. Só escrevi porque cansei das críticas quanto a isso, escrevi porque não quero competir, afinal todas ganhamos, temos nossos prêmios conosco, e o seu prêmio não é melhor que o meu nem o meu melhor que o seu, nossos filhos não trocamos por nada nesse mundo! Se já ganhamos, qual o motivo mesmo de competir?
Sou mãe em tempo integral, como todas as outras!
Gostou? Concorda? Discorda? Comente aqui!
Lindo texto Ari!!!
Como sempre… lindo e verdadeiro. Também não entendo essa competição toda, e o pior, o negócio só aumenta… depois começa: meu filho é o melhor aluno, o melhor atleta…
Eita competição sem fim, e assim esquecem de curtir o mais importante, os filhos!
Bjs
CurtirCurtir
Pois é Ariane, o mundo da maternidade é mesmo assim.
Cansei de discutir em páginas e grupos de redes sociais meu ponto de vista, porque parecia autoritário demais para mim, mera mortal que “erra” e discorda de muitos assuntos por aí encontrados.
E a verdade é que tudo virou motivo de discussão no meio das mamães. Parece até que esse mundo de mães e filhos é uma fórmula matemática onde só existe um resultado correto e ninguém quer realmente entender o lado da outra pessoa.
http://tudoaosdezoito.wordpress.com
CurtirCurtir
Nossa Ari, que texto bacana !!! Esse assunto é tão polêmico né ? Eu tb sou mãe e não trabalho fora, acho péssimo quando vejo outras mães dizendo que precisam arrumar um tempo para os filhos, como se as crianças não fossem prioridade maior… Não quero julgar ninguém, e outra , uma mãe não é ruim porque trabalha fora ou dentro. Aliás existem mães que ficam 24 horas com os filhos, mas totalmente ausentes , entende ??? Só ,limpando, gritando… bjbjbjs querida !!!
CurtirCurtir
Também não concordo com estas divisões do mundo materno. Cada mãe vive uma situação e faz escolhas pensando no melhor para si, seu filho e sua família. Toda mãe é mãe em período integral, concordo. Não é porque estou trabalhando que deixo de ser mãe. Pelo contrário. Apesar de estar longe, o coração está com ele. E o pensamento também!
CurtirCurtir