E hoje venho falar de um assunto que tem feito parte do meu pensamento nos últimos dias. Tenho me preparado para a escolinha. Biel vai fazer dois anos e resolvemos que é hora de colocá-lo. Foi uma decisão fácil? Nem um pouco… Fico pensando em mil coisas, se ele ficará bem, se cuidarão bem dele, que o tempo passou rápido demais! É complicado… É delicado! Muita gente diz que as mães choram mais que os filhos na adaptação da escolinha. Acho que serei uma dessas!
Antes de alguém pensar “mas para que tudo isso?” ! Vou logo dizendo: separar é difícil! Tenho total noção racional de que os filhos são do mundo. Minha cabeça pensa isso, mas meu coração não! Como então eu decidi que ele iria para escolinha? Olhamos várias escolas e protelamos muito para matricula-lo. Sabe o dia D? O dia da decisão? Biel ama crianças! Um dia, uma amiguinha do prédio estava voltando da aula. Biel queria brincar, ela tinha que ir para casa. Foram 15 minutos de choro sentido querendo o “neném”! 15 minutos de lágrimas seguidos de “mamãe, té neném”. Nesse dia me decidi que era melhor ele ir e ter crianças para conviver e brincar.Então chegou a hora!
Mas esse texto é para falar um pouco sobre o que observar quando for escolher a escolinha. Vou contar o que observamos por aqui
- Local da escola: Você deve observar se é de fácil acesso e próximo a sua casa ou trabalho. Se você for levar a criança, não pode desviar demais do seu caminho. Se a criança for de Van (Perua) se a escolinha for mais próxima a sua casa, mais rápido ela chegará e menos tempo passará dentro da Van.
- Estrutura física da escola, se é arejada, possui espaço adequado, tem proteção para quedas, ambientes seguros, biblioteca, brinquedoteca, etc.
- Limpeza e organização da escola.
- refeitório adequado e limpo, com cadeiras e mesas adequadas para o tamanho das crianças, cardápio elaborado por nutricionista, lanchonete com restrição de guloseimas
- Cordialidade e tratamento das pessoas na instituição. Observe o tratamento das pessoas da escola com você e com seu filho (a), veja se tem empatia, se o seu filho (a) se sente acolhido.
- Proposta pedagógica da escola. Veja se te atende, se é o que espera, pergunte, questione! Como seu (a) filho será estimulado, como vai desenvolver em cada etapa, converse com o coordenador pedagógico.
- Quantos alunos e quantos responsáveis por turma (no berçário e maternal são dados super importantes, pois uma única pessoa responsável não consegue lidar com muitos bebês)
- Preço da escola. Veja se o preço é acessível para você. Existem muitas opções de escolas!
- Tenha alguma indicação, recomendação de pais de alunos. Procure saber o que os pais de alunos acham da escola, pontos positivos e negativos reais.
- Pergunte qual a conduta da escola em casos de acidentes, febre, etc. (possui enfermaria, encaminha para o hospital, etc)
- Veja as atividades extracurriculares que ela oferece (talvez você pense em alguma atividade que a escola pode oferecer curricularmente ou não a criança e facilitar de “fazer tudo” num lugar só.
- Observe se há segurança na escola. Seguranças na portaria, câmeras de vigilância, como é controlada a entrada e saída de pessoas e alunos.
- O local de passa segurança e tranquilidade? Lembre-se seu instinto materno também é aliado nessas horas.
Esses foram os principais pontos avaliados por nós por aqui! Esperamos que ajude quem está procurando!
Boa sorte para a mãe neura e no momento carente por aqui…
Muito bacana….
CurtirCurtir
ótimas dicas, nem sempre é fácil achar a escolinha adequada e que caiba no nosso orçamento.
bjcas
http://www.estou-crescendo.com/
CurtirCurtir
Adorei as dicas! Segui muitas delas quando fui escolher a escola da Lara. E confesso que isso me ajudou muito! Hoje não tem nenhuma dor de cabeça, graças a pesquisa e ponderação de vários quesitos que considero cruciais para mim.
Tenho certeza que esse post ajudará muitas mamães!
Beijos
CurtirCurtir
Quando escolhi a escola da Sofia levei em conta muitas das dicas que você deu, apesar da escola que ela vai ser municipal um dos fatores que contou muito para a decisão pela escola foi o tempo que levaria do trabalho até a escola caso necessário…
Bjs
CurtirCurtir
Separar é muito difícil mesmo vivi isso
na primeira vez e já estou me preparando para a
segunda por que sou chorona, a respeito da escola
da pequena até hoje olho e escolho, vou conhecer a escola
a diretora e a professora
ótimas dicas
Linda Tarde
beijokas da Nanda
Mamãe de Duas
Google+Nanda
CurtirCurtir
Oi Nanda!
A gente chora mesmo!!!
Beijos pra você!
CurtirCurtir
Sou muito chorando chorei na primeira vez
e to me preparando para a segunda
ida a escola é uma separação
e doí sim, mais saber escolher a escola
o ensino, os professores ,a direção
ótimas dicas
Linda Tarde
beijokas da Nanda
Mamãe de Duas
Google+Nanda
CurtirCurtir
Esse dia D, não é fácil…
Também achava que meu filho iria gostar, pq. ele sempre foi falante, gostava de brincar… mas quando coloquei ele com 2 anos e meio, me arrependi… Percebi que estava errada, que nem tudo que parece ser, é… Meu filho chorou muito, e ai decidi tirar.
Hoje meu filho está com 4 anos e meio, e vai para a escola, mas feliz da vida…. Aprendi que as vezes a gente planeja tanto, faz listas, escolhe, e na hora H, não dá nada certo e tudo que pensamos que era bom para nosso filho, não é exatamente como planejamos…
Desejo boa sorte, força nessa coração e espero que seja bom e de tudo certo…
Adorei as dicas, é tudo que as mães precisam, além de muita confiança na escola e segurança nas atitudes.
Bjs
Ju
http://www.maesemfronteiras.com.br/
CurtirCurtir
Oi Juliana!
Nada é definitivo não é? Vou tentar e se notar que não está legal, volto atrás! O importante é respeitar o tempo deles, que é diferente do nosso!
Abraços!
CurtirCurtir
A gente nunca encontra uma escola 100 %, mas vale a pena analisar cada detalhe os prós e contras.
bjokas =)
CurtirCurtir
Sim! Também acho! Mas vamos tentando! Abraços
CurtirCurtir
O meu filho começa esse ano na escolinha, temos mesmo que pensar logo cedo na melhor instituição de ensino, escolhi uma que meu filho vai ficar nela até o final! beijo
CurtirCurtir
Ai… lendo lembrei da primeira vez do Joseph tb aos dois anos… chorou… mais depois ficou bem e dava tchau numa boa.
É muito importante estarmos seguras quanto a escola e fazer a escolha adequada a cada um de nós, bjs
CurtirCurtir
Não tive coragem de colocar o Arthur tão cedo… Já que eu poderia ficar com ele em casa optei por esperar mais e somente esse ano, vai começar… Com quase 4 anos… Minha escolha foi justamente por esses medos que você disse…. Será que vão cuidar dele? Se ele chorar ou cair, vão dar o mesmo carinho? Não, não vão!!! Carinho e atenção de mãe é muito diferente. Ainda hoje… Mesmo com mais de 3 anos eu ainda sinto muito por ter que deixa-lo ir… Mas já saberá se defender e contar se algo acontecer. E ir para a escola de transporte escolar, nem pensar! rss… Pelo menos não enquanto eu mesma puder fazer isso.
Espero que a adaptação seja tranquila para vocês. Beijos
CurtirCurtir
Confesso que só de pensar nisso me da um frio na barriga, rs.
Desde que Iasmin nasceu fico com ela todos os dias, todo o tempo e sei que vai ser muito dificil, ficar pensando se vao cuidar bem dela. Mas esse dia vai chegar e amei todas essas dicas Ari.
Aqui resolvemos colocar a Iasmin apenas com 3 anos, então vai ficar para ano que vem!
Abraços!
http://www.pipocasemaquarela.com
CurtirCurtir
Como diz minha mae, a melhor escola é aquela do lado de casa. Adorei as dicas.
bjos
Mari Visconti
http://www.clubedafraldinha.com
CurtirCurtir
Gostei das dicas, no momento ainda não penso nisso, pretendo colocar a Isa na escola com 4 anos e hoje ela tem 1 ano e 7 meses… temos tempo ainda…
bjs
CurtirCurtir
Olá!
Que bom que gostou!
Abraços!
CurtirCurtir
Eu já me atentei a tudo porque esse ano a Lara começa. Ah mas como é dificil ne amiga? Valeu pelas dicas!
CurtirCurtir
Boa sorte pra nós não é Nane? abraços!
CurtirCurtir
Ariane, excelentes dicas, porque essa escolha é uma coisa tão difícil que quantos mais procuramos mais preocupadas ficamos não é mesmo? rs.
Beijos
CurtirCurtir
oi Lilia!
Pois é, temos que nos atentar a tudo!
Abraços!
CurtirCurtir
Ótimas dicas!! Aqui também estou pesquisando pra colocar o Bê!!
Beijocas
CurtirCurtir
Que bom que gostou!
Abraços!
CurtirCurtir
Oi, Ari.
Realmente não é fácil esta decisão. O Flavio foi com 5 meses e foi uma dor no meu coração. Embora faz parte, né?! O importante como você falou é sempre ficar atenta nos detalhes para a escolha certa. Bjs
CurtirCurtir
Oi Pri!
Temos que ser detalhistas mesmo! São nosso tesouros né?
Abraços!
CurtirCurtir
Realmente não é uma fase fácil e a adaptação das mães costuma ser mais demorada. Pelo menos comigo foi kk
Passei por isso 3 vezes e mesmo assim não me acostumei!!!
BJKS
CurtirCurtir
Oi Daniela!
Separar é dificil né? mesmo que sejam por poucas horinhas! bjos
CurtirCurtir