Café da manhã e Lanchinhos após 1 ano de vida

Adoro falar sobre alimentação infantil! É um tema que tenho procurado me informar e que faz parte da minha rotina! Adoro também quando as pessoas participam do Blog. E algumas dessas participações foram sugerindo como tema o que servir de café da manhã e lanche da tarde para os pequenos após um ano. Eles já comem a comida “da casa”, você já se desdobra para criar um almoço e um jantar “completo” mas fica se perguntando: “O que sirvo de café da manhã? O que sirvo de lanche a tarde?” Bom, vou tentar ajudar.

cafedamanha

Tivemos uma entrevista muito legal aqui no Blog com a Nutri Infantil Fernanda Monteiro (confira na íntegra clicando aqui) e ela orientou de uma forma bem legal o que deve conter no lanche! Vou explicar melhor:

No lanche e café da manhã, temos que ter novamente os 3 grupos de alimentos:

  1. Alimentos Energéticos: Fontes de carboidratos esses alimentos fornecem o “combustível” que o corpo precisa para funcionar. Nesse grupo, concentram-se principalmente, pães, e massas. Os carboidratos são as principais fontes energéticas do organismo, mas temos que nos atentar a formas mais integrais de carboidratos. O açúcar simples, é um carboidrato, mas ele está na forma refinada, aumenta rapidamente a glicemia (nível de açúcar no sangue), e isso não traz benefícios para o organismo, além de ter uma saciedade menor, ou seja, a criança vai ter fome mais rápido, o que gera um consumo maior de energia e consequente aumento de peso. O que temos que pensar é que o integral é sempre melhor, gera mais saciedade e aumenta gradativamente a glicemia sanguínea. Então vamos pensar em pães integrais, bolachas integrais, tortinha de legumes, bolos com pouco açúcar (quer ver uma receita legal? Clique aqui), tapioca. Isso tudo pode ser usado como alternativa de lanche. Pense que uma criança come pouco, então uma fatia de pão integral como lanchinho ou café da manhã já esta de bom tamanho.
  2. Construtores. Alimentos construtores são os que ajudam no crescimento e desenvolvimento do organismo. São os tijolos da casa… Eles produzem os músculos, os orgãos, tudo o que precisa “crescer” no corpo. A criança está em fase de crescimento, então são alimentos essenciais!!! Aqui temos as famosas proteínas. Temos que incluir uma fonte protéica. A sugestão aqui é: leite, requeijão, iogurte (prefira os naturais batidos com frutas), queijos brancos, etc. Pense o seguinte se a criança aceita o leite nessas refeições você já tem uma boa fonte. Se for oferecer suco de frutas, pode colocar um requeijão no pãozinho ou uma fatia de queijo. Minha sugestão é que não se use embutidos como presunto, peito de peru, mortadela. Esses alimentos tem uma quantidade grande de sódio, além de corantes e conservantes que não são saudáveis.
  3. Reguladores. Os alimentos reguladores são os que ajudam no bom funcionamento do organismo em todas as funções! Temos as fibras que ajudam no funcionamento do intestino, as vitaminas que são responsáveis por várias funções no corpo e os antioxidantes que previnem doenças como o câncer. Onde encontramos os reguladores? Nas frutas, verduras e legumes. Então é essencial termos frutas nesses lanches! Suco de frutas, geléias (de preferência caseiras), frutas in natura. Você pode diversificar! Sempre ofereça uma porção de frutas nos lanches, seja como suco, batida no iogurte, ou com leite, ou pode fazer saladinha de frutas, ou ainda, usar cortadores divertidos como a Fernanda sugeriu na entrevista, que atraem a atenção da criançada.

O importante é darmos também o exemplo e respeitarmos a criança! Se você não come frutas, como pode exigir que seu filho (a) coma?

Não force nunca, tente conversar, estabelecer metas ( a Fernanda sugeriu isso também!) para que ele (a) vá se habituando aos poucos a uma alimentação mais saudável.

Evite oferecer guloseimas como bolinhos com recheio e cobertura, bolachas recheadas! São alimentos extremamente calóricos e que vão aumentar os níveis de açúcar no sangue muito rapidamente. O nosso paladar é treinado! Se você oferece sempre muito doce, a criança sempre vai gostar de doce.

Espero ter ajudado as mamães que pediram e as que irão ler!

E você o que me diz? Gostou?

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19 comentários sobre “Café da manhã e Lanchinhos após 1 ano de vida

  1. Anônimo disse:

    Hoje mesmo estava me perguntando se estou oferecendo a quantidade certa de vitaminas e nutrientes pro meu filho no café da manha estava cheia de duvidas e ai achei esse post atraves do facebook e adorei!!!! me ajudou muito,muito mesmo!!!!muito bom esse trablho que vcs blogueiras mamães,fazem beijoos e tudo de boom pra vcs

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  2. palavrasdemenina disse:

    Amiga suas dicas me caíram como uma luva
    sinceramente estava assim meio perdida
    pois a Gabi tá me dando trabalho
    na hora do café da manhã
    com a Isa não tive esse problema ela comia tudo
    também acredito com a conversa é o melhor caminho

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

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  3. Fernanda Mello. disse:

    Enquanto são pequenos é mais fácil de dar bastante legumes e frutas.
    Até a pouco eu fazia a comida do Arthur separada e colocava de tudo.
    Depois que ele começou comer com a mão dele e comer a nossa mesma comida ficou difícil.
    Ele está cada vez mais escolhendo o que comer, e na escolinha eles sempre conhecem coisas diferentes porque sempre tem aniversários em turma.
    Bjinhos.
    http://www.prosaamiga.com.br

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  4. Cris Philene disse:

    Adorei as dicas e orientações, assim fica bem mais fácil na hora de montar o lanche e café da manhã das crianças.
    Aqui Joseph ama requeijão, pão e presunto… as frutas estamos naquele processo que ele belisca… antes comia bem
    Mais como bem indicou sem forçar mais incluindo, bjs

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