Dicas para te ajudar na alimentação após um ano de vida da criança

Eu cozinho com uma criança super ativa de 1 ano e 10 meses em casa. Como eu consigo? Bom, com muita paciência, calma (paciência, paciência) e criatividade (dou panelas, colheres, espátulas e as vezes me sento com ele no chão mas…) De toda forma, tem que ser prático cozinhar. Tem que ser rápido e tem que ser saudável né?

Cozinhando com as crianças

Como Você gostaria que fosse                                                              Como Realmente é

                             Cozinha bagunça com crianças 20 minutos pra tudocrianças-cozinhando1 20 minutos pra tudo

Eu resolvi escrever essa postagem a pedido de uma querida amiga, e  contar o que me ajuda na hora de cozinhar com o Biel.

Primeiramente, se você quiser mais informações sobre alimentação infantil, clique aqui, vai abrir o arquivo de todos os textos do Blog sobre o assunto.

Para uma refeição ser saudável, ela deve conter todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, lipídeos) e ainda ser rica em vitaminas, minerais e fibras. A dica que eu dou e que funciona bem nesse ponto é:

  • Arroz e feijão (super mistura brasileira)
  • 3 tipos de legumes (crús ou cozidos)
  • 1 fonte de proteína
  • 1 verdura de folha crua.
  • Fruta de sobremesa!

Mas como fazer isso todos os dias???

Bom eu vou variando ao longo da semana na forma de preparar, algumas coisas a gente pode adiantar a noite, o que facilita muito na hora de preparar.

Vamos as dicas:

  1. Planeje com antecedência e faça um cardápio! Sim, isso pode parecer chato, mas te ajuda a comprar os ingredientes da semana ou mês e você não fica perdida em frente a geladeira se perguntando o que fazer.
  2. Use ingredientes simples: eu tenho muita carne moída e frango durante a semana. deixo carnes assadas, bifes, para o fim de semana que Maridón está em casa;
  3. Tenha sempre um peito de frango cozido desfiado e congelado. Ele é um coringa se acontecer um imprevisto e você tiver que se virar rápido
  4. Cozinhe o feijão da semana e separe em potes com a quantidade para cada dia e congele. Vá refogando diariamente.
  5. Você pode fazer rocamboles de carne moída e frango, almôndegas, congelar e assar no dia! Tem algumas receitas minhas aqui.
  6. Quando comprar verduras, já lave, sanitize deixe secar (se você tiver a secadoras de folhas é ótimo) e guarde em potes ou saquinhos bem fechados, dura até uma semana e você só precisa picar a folha para montar a salada.
  7. Faça o mesmo com as frutas para sobremesa, já compre, lave, sanitize e guarde em potes fechados. Assim elas duram mais e já estão “na mão” para a sobremesa.
  8. Se você tiver uma panela que tenha o cozi vapor de acoplar é ótimo ( é uma panela furadinha que você encaixa na outra comum) eu faço arroz na parte de baixo, coloco os legumes na parte de cima e pronto! Dois em um!

Agora vamos falar de cardápio, você pode fazer um risotinho de legumes com frango que fica uma delícia e colorido ( eu misturo  os 3 tipos de  legumes com arroz e frango desfiado, deixo cozinhado junto!) O risotinho com feijão e saladinha, já é uma baita refeição;

Faço omelete uma ou duas vezes por semana, com cenoura ralada, espinafre picadinho, abobrinha ralada, cebolinha, tomate, cebola, e o que mais você inventar… É super rápido e gostoso!

Macarrão também pode ser saudável! Ás vezes faço um macarrão com brócolis, tomate, cenoura ralada, cebola e atum, com feijão e saladinha… Fica ótimo e pronto rapidinho.

Eu costumo fazer sopinhas a noite, com legumes, carne moída ou de panela, frango, e algumas vezes macarrão, depende do legume (por exemplo, se tem batata, mandioca, batata doce, não uso macarrão), caldinhos ou cremes também para jantar são boas opções.

Bom espero ter ajudado um pouquinho você que está nessa fase como eu!

Abraços

Ari

Tem alguma dúvida? Gostou das dicas? Comente aqui!!!

Anúncios

4 comentários sobre “Dicas para te ajudar na alimentação após um ano de vida da criança

  1. Verônica Pataro disse:

    Nossa Ariane, parece que a rotina alimentar da sua casa é bem parecida com a minha, eu fazia acho que 90% do que está na lista e realmente facilitou muito as coisas por aqui. Esse post iráajudar muitas mamães com certeza…
    Abraços!
    www,pipocasemaquarela.com

    Curtir

Conte aqui o que você achou do texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s