A importância da amamentação exclusiva até os seis meses de idade

amamentarVenho falando sobre amamentação no Blog. Hoje vou falar um pouco sobre o porquê é tão importante amamentar até seis meses de idade.

Até os seis meses, o bebê não precisa de nada mais que o leite materno. Não precisa de água, de chás de sucos, de nada. Só o leite da mãe já supre todas as necessidades do bebê.  É recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que se amamente exclusivamente até os seis meses e continue com a amamentação até os dois anos de idade.

Até os seis meses, o sistema digestivo da criança vai amadurecendo aos poucos. A criança não precisa e não está fisiologicamente preparada para outro alimento. Antes dos seis meses, o intestino é imaturo, não consegue “filtrar” diversas substâncias que são potencialmente alergênicas e acaba por deixá-las passar para a corrente sanguínea. Isso pode causar algumas alergias alimentares da criança; Antes dos seis meses, a criança ainda não consegue deglutir corretamente, o primeiro reflexo que ela tem ao colocar algo na boca, é de expulsá-lo com a língua. Ela neste momento está preparada para sugar, não mastigar e engolir. Outro fator importante para a introdução de alimentos é um marco do desenvolvimento. Os bebês precisam ser capazes de sentar, para comer. Antes de conseguir se sentar, as crianças correm muito mais risco de engasgar com o alimento.

Bom esses são motivos para não se introduzir outro alimento até os seis meses de vida, mas porquê amamentar? O leite materno possui anticorpos da mãe e fortalecem o sistema imunológico da criança, contém proteínas mais facilmente digeridas e absorvidas pelo organismo, ajuda a regular o sono da criança, reduz o risco de intoxicações a alergias alimentares, além de você mãe, não precisar carregar, água, fórmula, mamadeira. O leite está ali sempre prontinho e na temperatura ideal para o bebê.

O leite materno é sim um alimento completo, não existe leite fraco ou que não sustente.

Seja firme em sua decisão de amamentar exclusivamente! Pode ser difícil, você vai ter muitos “pitacos” mas com certeza está fazendo o melhor!

Anúncios

8 comentários sobre “A importância da amamentação exclusiva até os seis meses de idade

  1. Juliane Gama disse:

    Meu bebê tem 3 meses e aqui estou batendo o pé que será só LM até o sexto mês. Mas não é fácil aguentar mãe, sogra, sogro se intrometendo achando que eles sabem o que é melhor para meu filho. Por eles já estaria dando outro alimento; mas quem sabe o que é melhor pro filho é a mãe e ponto final. Não tem essa de “vc comeu antes de 6 mese” “fulano comeu e não morreu”; “só leite nao sustenta” “ele esta com fome” “seu leite é fraco” cada um cria seu filho da maneira que acha correta e minha maneira correta é amamentação exclusiva até o 6 mês. Força para nós mães que enfrentamos essas dificuldades com os oitavos!

    Curtir

Conte aqui o que você achou do texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s