Quando e como lavar as roupinhas do bebê

Cute teddy bear hanging outside between baby laundryRoupa de criança é uma coisa delicada… A gente fica sonhando quando está grávida em como ele(a) vai ficar em cada roupinha que compra ou ganha. Fica ansiosa para lavar tudo e deixar preparado e aí quando vai lavar se pergunta e agora, com que sabão?

Resolvi fazer este post com um pouco da minha experiência em lavar as roupinhas do Biel. E que a maneira de lavar muda em cada fase…

Quando recém nascido, bebê, que só mama, a sujeira da roupinha consiste em suor, gorfadas, número 1 e número 2 (rsrs). Depois temos a introdução de novos alimentos e aí começam as manchas…Algumas são quase impossíveis de remover. Depois tem a fase de engatinhar, andar, pular e fazer as artes e aí a sujeira vem mesmo com força total.

Lavei as roupas do Biel à mão até uns 4 meses. Aí começou a sujar muito e eu não tinha tempo pra lavar tudo à mão e demorava a secar (moro em apartamento), aí resolvi por na máquina. Desde então faço assim.

O ideal é que pelo menos até o primeiro ano não se misture a roupa da casa com a roupa da criança. Eu sinceramente não tenho a intenção de misturar tão cedo, lavo a dele separada.

Sempre usei para lavar as roupinhas os sabões líquidos Vida Macia e Ola Baby. Os dois tem cheirinho suave e são para roupinhas de bebê. Para as manchinhas de leite funciona super bem. Você tira o excesso na água, coloca de molho e pronto! Quase não precisa esfregar.

Com as manchas de comida, a coisa é mais complicada. Algumas como as de abóbora, maçã e banana não saem fácil, cheguei a usar tira manchas, vanish, mas não consegui tirar.

Existem várias marcas de sabão para roupinha de bebê. Além do sabão de coco tradicional que pode ser usado e é muito bom! Estou postando aqui sobre as que conheço e usei.

O sabão de coco é um excelente sabão, é barato e hoje já é encontrado em pó e líquido também.  Aprendi um super macete com sabão de coco! Você coloca um saco de lixo dentro de um balde, coloca as roupas dentro do saco, rala sabão de coco, adiciona água morna, fecha o saco e põe no sol (se não tiver onde bata sol em casa, coloque a água um pouco mais aquecida, mas não pode esquentar demais senão derrete o saco de lixo). Deixa de molho 24 horas e depois é so lavar como costume. Eu coloco no ciclo longo da máquina… As manchas saem, e a roupa desencarde. Isso pode ser feito para qualquer roupa.

Ah! Já ia me esquecendo de falar! Qual o momento ideal para lavar as roupinhas? Bom muita gente recomenda lavar quando se completa 30-32 semanas de gestação. Eu concordo com esse tempo. Acho que dá para lavar e guardar com tranquilidade. Montar a malinha e ficar tranquila. Até parece né? Eu montei a mala da maternidade umas 20 vezes pelo menos e não estou aumentando. Mas com 34 semanas é bom que a mala da maternidade já esteja pronta.

ola-baby

Ola Baby

Os usados aqui em casa:

download

Sabão de coco

36583

Vida macia

Anúncios

Conte aqui o que você achou do texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s