Pediatra?

Quando engravidei do Biel, trabalhava em um ritmo puxado. Não tive muito tempo para ler nem me preparar muito, acabei lendo mais e procurando mais informação depois. Para escolher o pediatra dele, passamos por alguns “apertos” e hoje tenho algumas dicas para quem está pensando nesse momento.

Vamos falar primeiramente do acompanhamento do seu bebê nos 12 primeiros meses.

Nessa fase inicial é provável que você vá de mês a mês ao pediatra, ele vai acompanhar dentre outras coisas, o desenvolvimento do seu bebê, tanto o crescimento, quanto desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Essa fase tem que ser acompanhada. É importante demais para a criança!

A primeira consulta então! Esse é o primeiro contato do bebê com o médico e deve ser feita até no máximo uma semana após o nascimento. Quando a criança sai da maternidade, ela sai com uma perda de peso devido principalmente a perda de líquidos ao nascer. Na primeira consulta o pediatra avalia se já há ganho de peso, ou seja se a amamentação está sendo eficiente, faz exames importantes no bebê, avalia órgãos internos, moleira, posição do quadril, circunferência encefálica, abdominal, orienta sobre vacinas, orienta sobre amamentação (você pode pedir ajuda para ele também sobre a pega correta do bebê, e dúvidas que você tiver quanto a amamentação); Consegue avaliar a ictericia, o estado geral de saúde do bebê, e muito mais! Ou seja, essa é uma consulta muito importante para vocês! Ela dura em torno de 1:30h

Descobri depois que a se uma consulta puder ser feita antes do nascimento do bebê para você conhecer o pediatra, conversar, ver se ele segue sua “linha de pensamento”, se você terá confiança é ótimo para você e o bebê. Mas se não conseguir tudo bem. Para escolher observe essas dicas:

  • Procure sempre um a boa indicação: procure pessoas que recomendem o médico que você vai consultar. Boas referências te ajudam muito!
  • Observe como o médico interage com o bebê, se tem calma, paciência, isso tudo é importante poque seu bebê vai chorar algumas vezes no consultório.
  • Observe se você tem empatia e confiança no médico. Se houver qualquer dúvida quanto a isso, procure um que te deixe tranquila;
  • Verifique a disponibilidade do médico. Principalmente se você é mãe de primeira viagem, vai ter muitas dúvidas, vai se assustar com a primeira febre, vai passar alguns “apertos”. Se você consegue sempre falar com ele sobre o que está acontecendo, seja via celular, email, mensagens, etc. Você evita idas desnecessárias ao PA (pronto atendimento), onde pode expor seu pequeno (a) a outras doenças…
  • Questione, tire suas dúvidas, anote, peça orientação e verifique o retorno que você terá. Se for satisfatório, invista, se saiu com dúvidas, vale a pena consultar outro.

Uma última dica, por experiência própria! Depois de ter um pediatra escolhido, não procure outro, a não ser que queira trocar ou buscar uma segunda opinião sobre algo, quando você tem por exemplo, dois pediatras acompanhando o bebê, a tendencia é que você fique meio perdida quanto as condutas de cada um! Cada um terá uma forma de agir, ou seja, uma conduta médica! Muitas vezes, essas condutas são diferentes e você já tem dúvidas demais! Com certeza ficar pensando em qual dos dois está mais certo é pior para você! Siga o seus instintos, o que mais se identificar com você e o que mais te inspirar confiança, será o melhor médico!

Graças a Deus tive a oportunidade de escolher o pediatra do Biel, sei que a maioria das pessoas usa a rede pública e muitas vezes não tem essa opção de escolha. O importante é sempre fazer o acompanhamento da criança. Ela precisa desse processo durante os 12 primeiros meses então não deixe de levar, não deixe de perguntar e questionar pois um serviço público é pago sim por todos nós que contribuímos com o país.

Anúncios

Conte aqui o que você achou do texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s