Ás vezes me pego pensando na frase ” filho é igual a videogame, cada fase é mais difícil que a outra” e penso, será mesmo? Sei que cada fase é diferente, cada uma tem o seu “chefão” (parte mais difícil da fase no videogame), mas acho que a dificuldade é uma só: criar um ser humano.
Mas por que essa tarefa é tão difícil? Por vários motivos, porque temos que nos doar inteiramente, porque é exaustivo física e mentalmente e porque abrimos mão.
Abrir mão é o que as mães fazem. Quando nasce o bebê, abrimos mão de dormir, de comer, de descansar, de nos cuidar, de sentir dor. Só queremos que ele fique bem. Nós nos doamos, nos entregamos de corpo e alma.
Lembro de nos primeiros meses do Biel, esperar meu marido chegar quase as 22:00, para ir ao banheiro! Sim, muitos dias, fazia xixi duas vezes só. Uma de manhã antes dele ir trabalhar e outra quando ele voltava.
Você que lê isso pensa, “que absurdo”, “não é possível” mas é. Acontece, é abrir mão é doação.
Aí voltamos às fases. Todo mundo te diz, isso passa, você daqui a pouco consegue ficar mais tranquila com ele. E o que eu penso? Passa mesmo, a gente consegue, vence, supera, acaba com o “chefão” cólicas, com o “noites em claro”, com o “colo o tempo inteiro” e outros vão chegando…
Aí chega a fase de engatinhar, e você lembra, “nossa era mais tranquilo com ele no colo”, ele começa andar e você pensa “era mais tranquilo com ele engatinhando”, e ele começa a fazer birra e você pensa, “era mais tranquilo quando ele só chorava”.
Era mais tranquilo, porque já passou. Acho que todas as fases são difíceis da mesma forma, e a gente segue superando, se doando, se entregando.
Criar um filho é difícil também porque ele é uma pessoa. Tem personalidade,essa personalidade muitas vezes não é a que você esperava, mas é dele e ai?
Quando olho o Biel correndo, gritando, abraçando e beijando (ele é extremamente carinhoso), separando brinquedos e organizando (Biel é metódico) penso: meu Deus obrigada! Não era o que eu imaginava, é melhor! É melhor porque é surpreendente, é mágico, encantador e DIFÍCIL, muito difícil. Mas me fala uma coisa? Jogo fácil é legal?
Eu prefiro jogar no modo “hard”!